domingo, 8 de novembro de 2009

D12: Fisiopatologia



Olá !!


Como você está hoje ???


Bem, acho que você deve estar se perguntando ao longo desses textos: "Tudo bem , eu tenho depressão, mas se é uma doença, como ela acontece??"


Hoje vamos tentar entender o que acontece com nosso corpo para que a depressão aconteça, ou seja a fisiopatologia da doença...




A bioquímica tem sido um dos campos que mais estuda a Depressão, e os achados não permitem grandes conclusões.


As primeiras hipóteses da fisiopatologia dos Transtornos Afetivos nasceram juntamente com o estudo dos possíveis mecanismos de ação dos antidepressivos.
No início , acreditava-se, e ainda muitos acreditam, que a depressão ocorreria por uma diminuição de serotonina, noradrenalina e dopamina (três substâncias presentes no cerebro).


Acreditaram mais ainda nessa hipótese quando alguns antidepressivos agiam aumentando essas substâncias e, nelhoravam a depressão.
Entretanto, estas hipóteses não explicavam a falta de eficácia imediata dos tratamentos antidepressivos, apesar desses medicamentos aumentarem as concentrações dessas substâncias quase imediatamente.
Hoje se aceita mais a idéia de que o aumento dessas substâncias melhora o quadro depressivo. E é isso que é o qe fazem os antidepressivos. Isso parece indiscutível.


Mas, cada vez mais, aceita-se a idéia de que a depressão não pode ser atribuída exclusivamente diminuição dessas substâncias no cérebro.


Pode tratar-se de uma fisiopatologia multifatorial (ou seja , ter vááárias causas).




Continuaremos amanhã, ok ??




OBSERVAÇÃO !!! A PARTIR DE HOJE COLOQUEI ILUSTRAÇÕES ALEGRES EM NOSSO BLOG !!! VC MERECE VER IMAGENS FELIZES ... JÁ QUE É FELICIDADE QUE ESTAMOS BUSCANDO !!!




Uma mensagem para voce...


."convença-se de que pode muito mais do que realiza"




Estamos juntos nessa !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário