terça-feira, 24 de novembro de 2009

D30: Eu te desejo o suficiente





No aeroporto, ouvi por acaso um pai e uma filha em seus últimos momento juntos. Foi anunciada a partida do avião, e próxima à porta ela disse: - “Papai, nossa vida juntos foi mais do que o suficiente. Seu amor é tudo o que sempre precisei. EU TE DESEJO O SUFICIENTE, também, Papai!” ·


Beijaram-se despedindo e ela partiu. Ele andou em direção a janela a qual eu estava sentado. Ficando onde eu poderia ver que ele queria e precisava chorar.


não entrar em sua privacidade, mas ele me cumprimentou perguntando: - “Você já disse tchau pra alguém sabendo que seria um adeus?” ·


- “Sim, eu já”, - respondi.


Trazendo de volta as memórias que tinha da expressão do meu amor eapreciação por tudo o que meu Pai fez por mim.Reconhecendo que seus dias eram limitados, eu tomeium tempo para dizer face a face o quanto elesignificava pra mim. Então eu sabia o que aquelehomem estava passando.- “Desculpe minha pergunta, mas por que foi umadeus?” - perguntei.-


“Eu estou velho e ela vive muito longe. Eu merecuso aceitar, mas a realidade é que sua viagemde volta será para o meu funeral' - disse ele.- “Quando vocês estavam se despedindo, eu te ouvi dizer”: EU 'TE DESEJO O SUFICIENTE'. Posso teperguntar o que isto significa?


começou a rir. -” É um desejo que vem sido trazido de outrasgerações. Meus pais costumavam dizer a todos.'Ele deu uma pausa, olhou para cima como sequisesse lembrar com detalhes. Sorriu ainda mais. -”


Quando dizemos EU 'TE DESEJO O SUFICIENTE’, esperamos que a vida da outra pessoa seja repletade 'suficientes' coisas boas para sustê-las “. ··


Ele continuou, virando-se pra mim e·compartilhou as sentenças recitando da memória”:Desejo-te o sol suficiente para manter suasatitudes brilhantes;


Te desejo chuva o suficiente para que apreciemais o sol;


desejo alegria o suficiente para manter seuespírito vivo;


desejo um pouco de sofrimento para que aspequenas alegrias na vida aparentem-se muitomaiores


Te desejo ganhos e benefícios suficientes para quesatisfaça sua espera; Te desejo perdas suficientes para que aprecie tudo o queganhar;


desejo 'Olas' para levá-lo ao 'Tchau'.Então ele soluçou e foi-se.


Então,minha mãezinha


... EU TE DESEJO O SUFICIENTE!




Estamos juntas nessa !

D29: Viver é um show fantástico



Você pode ter defeitos, viver ansioso, chorar e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é o maior tesouro do mundo.


-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sempre azul, caminhos sem obstáculos, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.


feliz É encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor mesmo nos desencontros.


Ser feliz Não é apenas valorizar o sorriso a alegria, mas também refletir sobre a tristeza.Não é apenas comemorar as vitórias, mas aprender lições nos fracassos.Não é apenas alegrar-se como os aplausos, mas encontrar alegria na escuridão.


Ser feliz É reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões nos períodos de crise basta saber aproveitar.


Ser feliz Não é uma sorte do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu eu interior.Ser feliz É deixar de ser vítima ou réu nos problemas, é se tornar o autor da própria história.Ser feliz É atravessar desertos, ser capaz de encontrar um oásis escondido em sua alma.É agradecer a cada manhã pela vida.


Ser feliz É não ter medo dos próprios sentimentos e saber falar de si mesmo.


É ter coragem para ouvir um... "Não".Ser Feliz É saber receber com segurança uma crítica, mesmo que seja injusta.É beijar os filhos, é ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.É deixar viver a criança que cada um tem dentro de si.


Ser feliz É saber admitir quando errou e dizer "Eu errei".É ser o primeiro a dizer "Me perdoe”É ter sensibilidade para expressar"O que você tem mais de profundo no coração".


É ter capacidade de dizer sem medo "Eu te amo".Faça da sua vida um canteiro de oportunidades.Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.


nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.


finalmente Quando você desviar do caminho, comece tudo de novo.Pois assim você terá cada vez mais amor pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita.Mas saber usar suas lágrimas para irrigar a tolerância.Saber usar suas perdas para polir a paciência.Saber usar suas falhas para construir a serenidade.


Saber usar os obstáculos para abrir as janelas da sabedoria.Não desista nunca de si mesmo.Não esqueça nunca as pessoas que te amam.Não desista nunca de quem te ama.Não desista nunca de ser feliz, pois...A VIDA É UM SHOW FANTÁSTICO




Estamos juntas nessa !

D28: Felicidade, quem é você?



Felicidade, Quem é você?


A resposta está no coração de cada um.


Oi! muito prazer. Meu nome é felicidade, faço parte da vida daqueles que têm amigos, pois ter amigos é ser feliz. Faço parte da vida daqueles que vivem cercados de pessoas como você, pois viver assim é ser feliz.Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso é chamado presente. Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do amor; que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.


Sou casada sabiam? Sou casada com o tempo. Ah! O meu marido é lindo, ele é responsável pela solução de todos os problemas, constrói corações, cura machucados, vence a tristeza... juntos, eu e o tempo, tivemos três filhos a amizade, a sabedoria e o amor.


A amizade é a filha mais velha, uma menina linda, sincera e alegre. A amizade brilha como o sol; A amizade une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.A do meio, é a sabedoria. Culta, integra, sempre foi a mais apegada ao pai. O tempo.A sabedoria e o tempo andam sempre juntos.


caçula é o Amor, ah! Como esse me dá trabalho. É teimoso. As vezes só quer morar em um lugar. Eu vivo dizendo: Amor. você foi feito pra morar em dois corações, não em um apenas.O amor é complexo, mas é lindo muito lindo, quando ele faz estragos eu chamo logo o pai dele, o tempo.


aí o tempo sai logo fechando todas as feridas que o amor abriu.Uma coisa é certa, tudo no final da certo, se ainda não deu é porque não chegou ao fim. Por isso, acredito no tempo, na amizade, na sabedoria e principalmente no amor.


quem sabe um dia eu: Felicidade, não bato na sua porta.


Autor desconhecido

D27: Parábola das rosas



Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia,mas notou espinhos sobre o talo e pensou:"Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?"


Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa e antes mesmo de estarpronta para desabrochar ela morreu.


Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa:São as qualidades dadas por Deus.Dentro de cada alma temos também os espinhos:São as nossas faltas.Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós,e consequentemente, isso morre.Nunca percebemos o nosso potencial.


Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas.Portanto alguém mais deve mostrar a elas.Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passarpelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.Esta é a característica do amor.


Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras qualidades.Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua almae ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.


Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.Portanto Sorria !!! e descubram as rosas que existedentro de cada um de vocês e das pessoas que amam...
Fonte
Mensagens e Poemas

D26:O valor de um sorriso ...



Não custa nadae rende muito. Enriquece quem o recebe,sem empobrecer quem o dá.
Dura somente um instante mas seus efeitos ficam para sempre.
Ninguém é tão rico, que dele não precise.
Ninguém é tão pobre, que não possa dar a todos.
Leva a felicidade a todos e a toda parte.
É o símbolo da amizade, da boa vontade.
É o talento para os desanimados, repouso para os cansados.
Raio de sol para os tristes e ressurreição para os desesperados.
Não se compra e nem se empresta.
Nenhuma moeda do mundo, pode comprar o seu valor.
Não há ninguém que precise tanto de um SORRISO, como aquele que não pode sorrir.
Fonte
Mensagens e Poemas

D25: Experimente outra vez ...



Quando as coisas estão erradase o momento é de crise,não pense que todos os esforçostêm sido em vão, segue.
Talvez tudo seja para melhor.
Sorria...
E experimente outra vez.
Pode ser que o seu aparente fracasso venha a ser a porta mágica que conduzirá para uma nova felicidadeque você jamais conheceu.
Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido.
Isso não quer dizer derrota.
Não vale a pena gastar o seu precioso tempo em lágrimas e lamentos.
Levante-se. Siga em frente outra vez.
E, se você guardar em mente o objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão.
Tire proveito dos seus erros. Colha experiência de suas dores.E então, um dia você dirá:
Graças a Deus. "Eu ousei experimentar outra vez e reencontrei a paz, o amor e a felicidade!!!

D24: Sempre buscando a felicidade ...


Passamos a vida em busca da felicidade.Procurando o tesouro escondido.Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade.

Esperamos que tudo que nos preocupa se resobva num passe demágica.E achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.

E, assim, uns fogem de casa para serem felizese outros fogem para casa para serem felizes.Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes.

Uns fazem viagens caríssimas para serem felizese outros trabalham além do normal para serem felizes.Uma busca infinda.Anos desperdiçados.Nunca a lua está ao alcance da mão,nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto.Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos.

Mas, há uma forma melhor de viver!A partir do momento em que decidimos ser felizes,nossa busca da felicidade chegou ao fim.É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material,na casa nova, no carro novo,naquela carreira,naquela pessoa.E jamais está à venda.

Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós para ter alegria,estamos fadados à decepção.A felicidade não tem nada a ver com conseguir.Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos.

Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio,ao mesmo tempo tem que nenhumafortuna satisfaria a um inconformado.

As necessidades de cada um de nós são poucas.

Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar,alguma coisa a esperar, seremos felizes.Saiba: A única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser repartida.Repartir suas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros:sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.


Estamos juntas nessa !!

D23: Coitada da vaquinha ...


Parábola da Vaca


Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo.

Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada.

Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo. - O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos. O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo : - Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo.

Odiscípulo não acreditou. - Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem !

O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem : - Vá lá e empurre a vaquinha.

Indignado porém resignado, o discípulo assim fez.

A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.

Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ajudar a família, pedir desculpas. ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram.

No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, carro importando, antena parabólica. Perto da churrasqueira, adolescentes, lindos, robustos comemorando com os pais a conquista do primeiro milhão.

O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora. Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.

Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá- Claro que sei. Você está olhando para ela.Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis.

Espantado, dirigiu-se ao homem e disse : - Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?

O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu :- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes. Moral da história : às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação


Luís Colombini


(PS: TUDO BEM, MAS COITADA DA VACA !!!... achei que vc fosse gostar mais se eu colocasse a vaca numa posição confortável na figura para compensar seu assassinato)

Estamos juntas nessa !!

D23: Pérolas


Pérolas


Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola é formada.

Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Vc já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas ? Então produza uma pérola...

Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor...


Autor desconhecido

D22: Sou eu, mãe ...


Bem , depois de quase um mês insistindo para que você entrasse na internet todos os dias, hoje você sabe quem sou eu ... Sou eu, mãe ... Esse blog é para você !
Porque pra mim nada tem o menor valor sem o seu sorriso ...

Minha música para você ...

Não Quero Ver Você Triste
Marisa Monte
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos
O que é que você tem?
Conta pra mim
Não quero ver
Você triste assim
Não fique triste
O mundo é bom
A felicidade até existe!
Enxugue a lágrima
Pare de chorar...
Você vai ver!
Tudo vai passar,
Você vai sorrir outra vez
Que mal alguém lhe fez?
Conta pra mim
Não quero ver
Você triste assim
Olha, vamos sair...
Pra que saber aonde ir?
Eu só quero ver você sorrir!
Enxugue a lágrima, não chore nunca mais
E olha que céu azul
Azul até demais
Esqueça o mal,
Pense só no bem
Que assim a felicidade um dia vem
Agora uma canção
Canta pra mim

NÓS ESTAMOS JUNTAS NESSA !!
ESTAREMOS JUNTAS PARA SEMPRE ...

sábado, 14 de novembro de 2009

D21: Seja esse sapinho



Corrida dos Sapinhos


Era uma vez uma corrida de sapinhos.

Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição.A multidão dizia:Não vão conseguir, não vão conseguir!

Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo. E a multidão continuava a aclamar: Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir

E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.

queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.

Quando a gente quer fazer alguma coisa que precise de coragem não deve escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir.

Seja surdo aos apelos negativos.


Autor

desconhecido


Estamos juntos nessa!

D20: Como o carvalho



Como o carvalho


Todas as vezes que nos deparamos com problemas em nossa vida, observamos o quanto somos frágeis.

As alegrias se vão e só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com adversidades que surgem no decorrer de nossa existência.

Deus nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações adversas.

Você conhece uma árvore chamada CARVALHO?

Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente.

Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro), que naturalmente é a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!

Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.

Por absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força.

Muitas vezes uma aparência triste!

Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça!

Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!

Assim somos nós.

Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes!Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes!!!

Com raízes bem firmes e profundas na terra!

Se você está passando por lutas muito grandes por estes dias, pense que (como o carvalho)...é só mais uma tempestade que o tornará mais forte.


Estamos juntos nessa !!

D19: Seja feliz



Seja Feliz


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.

Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, Oncompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo". Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz... Que nas suas primaveras você seja amante da alegria. Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria. E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que... Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Jamais desista de si mesmo!!! Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. E você é um ser humano especial !!!!!

Pense nisso !!


Estamos juntos nessa !!


D18: Evolução da depressão IV



Olá !!
Continuando ...



Para saber como a depressão evolui também é importante perguntar :
Que vivências podem ser associadas ao desenvolvimento da Depressão?Para avaliar como evoluirá o quadro afetivo atual devem ser consideradas as vivências traumáticas relacionadas a ele, avaliar as circunstâncias em que ocorreram e a proporcionalidade entre essas vivências e o grau da Depressão.
No adulto deprimido, por exemplo, uma estória de negligência materna ou abandono infantil, assim como a institucionalização precoce em orfanato, ou outras vivências trumáticas em tenra idade, tornam o quadro mais atrelado à personalidade do que se as experiências traumáticas fossem mais recentes.
A Depressão que aparece como reação a alguma vivência traumática terá, muito possivelmente, um prognóstico melhor do que Depressões que surgem sem motivo aparente.
Quanto mais significativo for o fator vivencial que desencadeou o quadro, menos provável a doença ser atrelada à constituição. Grosseiramente exemplificando, a pessoa que apresenta Depressão, Transtorno de Ajustamento, Episódio Depressivo Agudo, etc, mediata ou imediatamente depois de perder sua mãe, terá muito melhor prognóstico do que aquele que apresenta qualquer um desses quadros sem ter acontecido uma vivência traumática causadora.
A duração de um Episódio Depressivo é muito variável. Um episódio não tratado dura em torno de 6 meses ou mais, podendo desaparecer por completo ou continuar com um rebaixamento afetivo por mais tempo. Na maioria dos casos tratados existe a remissão completa dos sintomas, com a pessoa voltando à um funcionamento normal e sem seqüelas.
É claro que os casos de Depressão tratados melhoram muito mais rapidamente que aqueles não tratados. Em não se tratando, torno de 20 a 30%, continua apresentando alguns sintomas depressivos leves ou moderados por meses ou até anos. A persistência de algum sintoma depressivo depois de passado o Episódio Depressivo agudo sugere uma forte possibilidade de recorrência de novos episódios. É relativamente grande o número de pessoas que tem Transtorno Distímico anterior ao início de um Episódio Depressivo Grave.


Como é vc ??

Estamos juntos nessa ...

Uma mensagem para você ...
“Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão”


Ballone GJ - Sintomas da Depressão - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2007

D17: Evolução da doença III

Olá !!

Continuando a falar sobre as formas da evolução evoluir ... Já vimos a importância de saber como era a personalidade do paciente antes da depressão...


Hoje vamos pensar na segunda pergunta importante ...


Há antecedentes familiares de transtornos emocionais??

Existem vários quadros psicopatológicos com inegáveis componentes hereditários e familiares.
Na Depressão, assim como nas demais patologias, a transmissão genética diz respeito à probabilidade e não à certeza.
Havendo antecedentes familiares de Transtornos Depressivos, embora não se tenha certeza de que esses quadros se manifestarão, a pessoa terá uma probabilidade maior de desenvolver um Transtorno do Humor.
Quanto maior o número de antecedentes familiares com Transtornos do Humor, maior será a probabilidade do quadro atual ter forte componente constitucional, logo, maior probabilidade de ser crônico e recorrente. Suicídios em membros da família também devem ser investigados, tendo em vista a maior probabilidade dessa atitude repetir-se em descendentes.
Pense bem, sua mãe tinha depressão?? Ou seu pai tinha episódios depressivos ??
Talvez vc esteja asssim tb por fatores hereditários ... Será?
Enfim, estamos juntos nessa !


Uma mensagem para vc ...
“No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade. “(Albert Einstein


Ballone GJ - Sintomas da Depressão - in. PsiqWeb, Internet, disponível em
www.psiqweb.med.br, revisto em 2007

D16 : Evolução da doença II



Olá !!!
Bem, vamos retornar ao nosso tema : como a depressão pode evoluir...
Vimos que isso depende de alguns fatores como :
Como era a personalidade pré-mórbida do paciente? Há antecedentes familiares de transtornos emocionais? Que intercorrências vivenciais podem ser associadas ao desenvolvimento do quadro mórbido e da personalidade?
Hoje vamos falar do primeiro tema :
Como era a personalidade do paciente antes da doença (pré-mórbida)?O conceito de Personalidade Pré-Mórbida é indispensável para o entendimento e avaliação do quadro atual e do prognóstico.
A pessoa portadora de traços melancólicos e sensibilidade excessiva terá maior probabilidade de desenvolver uma quadro depressivo mais crônico e mais atrelado à personalidade, portanto, terá uma evolução mais desfavorável.
Se, além da propensão de personalidade, o Episódio Depressivo é o terceiro que a pessoa apresenta, por exemplo, então a possibilidade de ter que tomar medicamentos para sempre é bastante grande.
Por outro lado, uma outra pessoa que apresenta um Episódio Depressivo depois de um rompimento conjugal, e não tem antecedentes emocionais ou traços afetivos hipersensíveis de personalidade, sem dúvida terá um curso mais benigno e mais breve.


Como era você antes da depressão...??


Vc lembra ??


Nosso objetivo é chegar ao que vc era ... Por isso...


Estamos juntos nessa !!


Uma mensagem para você :
“É preferivel a angustia da busca do que a paz da acomodação”


Ballone GJ - Sintomas da Depressão - in. PsiqWeb, Internet, disponível em
http://www.psiqweb.med.br/, revisto em 2007

D15: Evolução da doença I



Olá !!!



Voltando ao conhecimento da doença , é importante que você saiba como é o prognóstico de sua doença , ou seja, como a sua doença evolui ou pode evoluir nos diferentes casos ...



Vamos lá !!



A Depressão é essencialmente um transtorno e recorrente, isto é, que se repete. Cada Episódio Depressivo dura, geralmente, alguns meses seguido de um período normal entre os episódios. Em cerca de 20% dos casos, porém a Depressão segue um curso crônico e sem remissão, ou seja, é contínua, especialmente quando não há tratamento adequado disponível.
Um dos resultados particularmente trágicos desse distúrbio é o suicídio. Cerca de 15 a 20% dos pacientes depressivos graves (Depressão Maior) põem termo à vida cometendo suicídio. O suicídio continua sendo um dos resultados freqüentes e evitáveis da depressão.
O Transtorno Afetivo Bipolar é caracterizado por Episódios Depressivos acompanhados de Episódios de Euforia, quando então o humor fica expansivo, aumenta muito a atividade, autoconfiança é excessiva e há deterioração da concentração. Em suma, a Depressão é um transtorno mental comum, capaz de gerar um ônus de doença muito elevado e deverá mostrar uma tendência ascendente nos próximos 20 anos.
O Curso e a Evolução das doenças vêem à tona sempre que os pacientes e familiares perguntam; "... e aí doutor: o que acontecerá com minha doença, tem cura? posso voltar a apresentá-la?".
Na questão da Depressão é importantíssimo saber qual o tipo de transtorno e de pessoa em questão. Para se estabelecer um prognóstico do quadro, além de ser necessário fazer um diagnóstico preciso, é importante saber se o Episódio Depressivo em questão é único, se é recorrência, se é a terceira crise, saber se é crônico e vem se arrastando há tempos, enfim, devemos saber como é a doença e quem é o doente em questão.
Na questão paciente, é importante saber desde o início, se a pessoa ESTÁ ou É doente. Cada qual evoluirá diferentemente, portanto, algumas circunstâncias devem ser valorizadas:
Como era a personalidade pré-mórbida do paciente? Há antecedentes familiares de transtornos emocionais? Que intercorrências vivenciais podem ser associadas ao desenvolvimento do quadro mórbido e da personalidade?



Para não cansar você vamos ver cada um desses temas ao longo da semana, ok !?
Estamos juntos nessa !!




Uma mensagem para você ...




"só vive bem á noite quem está atento e aberto... para a luz"

domingo, 8 de novembro de 2009

D14: Folha em Branco



Folha em Branco




Certo dia eu estava aplicando uma prova, os alunos, em silêncio tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.


Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço,se dirigiu a mim e disse:- Professor, pode me dar uma folha em branco ?


Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco.


Ele respondeu:- Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez.


Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha Em branco e fiquei torcendo por ele.


Aquela sua atitude causou-me simpatia.


Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas Pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só tem feito rabisco, confusões, tentativas frustradas e uma Confusão danada...


Acho que, agora, seria um bom momento para se pedir a DEUS uma folha Em branco; uma nova oportunidade para ser feliz.


Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e Esforço do aluno, uma vida boa, também depende da atenção que dermos aos ensinamentos do professor nosso DEUS.


Não importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc...Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo.


Não se preocupe em tirar 10 (dez), ser o melhor, preocupe-se apenas em Ter a simpatia do Mestre.


está mais interessado em quem pede ajuda, portanto, só depende de você.


Autor desconhecido




Peça sua folha em branco hoje!


Estamos juntos nessa !!


D13: Fisiopatologia 2



Olá !!





vamos continuar lembrando a fisiopatologia da doença..





Vc lembra onde estávamos ??










Estávamos dizendo que outros mecanismos podem estar envolvidos na origem da Depressão... isso começou a ser pensado depois de se constatar que os níveis dos daquelas substâncias do cerebro (serotonina , noradrelina e dopamina , as "inas"- será melhor assim para você?) aumentam 3 horas depois de tomados os antidepressivos, mas a melhora da depressão só acontece de 2 a 3 semanas depois.





Porque essa discrepância entre aumento das "inas" e melhora da depressão?





Isso não se sabe ao certo.










Portanto, hoje em dia a tônica das hipóteses recai sobre os receptores das "inas", os chamados neuroreceptores.... pra facilitar vamos pensar nos neuroreceptores como a "casinha" dessas substâncias do cérebro, as "inas"...





Existem dados sugestivos de que haja uma alteração na sensibilidade desses neuroreceptores, ou seja, o problema não seria somente a diminuição das "inas", mas a "casinha " delas também não está recebendo para que elas possam trabalhar...


A diminuição das "inas" no cérebro ou a falta do seu trabalho é que seriam responsáveis por todos os sintomas de depressão que nós já vimos .... logicamente junto com tudo que ocorre na vida da pessoa , já depende de fatores biológicos, sociais , etc...





Deu pra vc entender ???



Tomara que sim !!!



Estamos Juntos nessa !!!!



Uma mensagem para você ...



"as estrelas brilham na escuridão"



Você é uma estrela!









D12: Fisiopatologia



Olá !!


Como você está hoje ???


Bem, acho que você deve estar se perguntando ao longo desses textos: "Tudo bem , eu tenho depressão, mas se é uma doença, como ela acontece??"


Hoje vamos tentar entender o que acontece com nosso corpo para que a depressão aconteça, ou seja a fisiopatologia da doença...




A bioquímica tem sido um dos campos que mais estuda a Depressão, e os achados não permitem grandes conclusões.


As primeiras hipóteses da fisiopatologia dos Transtornos Afetivos nasceram juntamente com o estudo dos possíveis mecanismos de ação dos antidepressivos.
No início , acreditava-se, e ainda muitos acreditam, que a depressão ocorreria por uma diminuição de serotonina, noradrenalina e dopamina (três substâncias presentes no cerebro).


Acreditaram mais ainda nessa hipótese quando alguns antidepressivos agiam aumentando essas substâncias e, nelhoravam a depressão.
Entretanto, estas hipóteses não explicavam a falta de eficácia imediata dos tratamentos antidepressivos, apesar desses medicamentos aumentarem as concentrações dessas substâncias quase imediatamente.
Hoje se aceita mais a idéia de que o aumento dessas substâncias melhora o quadro depressivo. E é isso que é o qe fazem os antidepressivos. Isso parece indiscutível.


Mas, cada vez mais, aceita-se a idéia de que a depressão não pode ser atribuída exclusivamente diminuição dessas substâncias no cérebro.


Pode tratar-se de uma fisiopatologia multifatorial (ou seja , ter vááárias causas).




Continuaremos amanhã, ok ??




OBSERVAÇÃO !!! A PARTIR DE HOJE COLOQUEI ILUSTRAÇÕES ALEGRES EM NOSSO BLOG !!! VC MERECE VER IMAGENS FELIZES ... JÁ QUE É FELICIDADE QUE ESTAMOS BUSCANDO !!!




Uma mensagem para voce...


."convença-se de que pode muito mais do que realiza"




Estamos juntos nessa !!

D11: A idade de ser feliz



A idade de ser Feliz



Existe somente uma idade para a gente ser feliz.


Somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los, a despeito de todas as dificuldade e obstáculos.


Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.


Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores.


Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE, também conhecida como AGORA ou JÁ e tem a duração do instante que passa...


Mário quintana




Aproveite !!!


Estamos juntos nessa !!!

D10: Sintomas 3



Olá !!


Continuando os sintomas ....


O terceiro componente seria o estreitamento vivencial...


Será que você preenche todos os critérios ??




Estreitamento Vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva em sentir prazer que experimenta a pessoa deprimida.


O ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas.


No Estreitamento Vivencial o leque de interesses e de prazeres pelas coisas da vida vai sendo cada vez menor e mais restrito.
De fato, o interesse humano está indissoluvelmente ligado ao prazer. Há interesse por aquilo que dá prazer, com tudo pelo qual existe alguma ligação afetiva. Em situações normais a pessoa abre para si um leque de interesses: interesse pelas notícias, pelos esportes, pela companhia de amigos e pessoas queridas, pelo conhecimento em geral, pelos passeios, pelas novidades, pelas compras, pelas artes, pelos filmes, pela comida, pelas revistas e jornais, enfim, cada pessoa nutre um rol de interesses pessoais, evidentemente, interesses por coisas que lhe dão prazer.


Pois bem.


No Estreitamento Vivencial da Depressão esse leque de interesses vai se fechando, aparecendo progressivamente um desinteresse e desencanto pelas coisas.


Há um momento onde a preocupação com o próprio sofrimento é o único interesse vivencial do deprimido.
Não há ânimo suficiente para admirar um dia bonito, para se interessar na realização ocupacional, para degustar uma boa bebida, para deleitar-se com um filme interessante, para aproveitar uma boa companhia, para incrementar a discoteca, visitar um amigo...
No deprimido com Estreitamento Vivencial acaba só existindo a preocupação consigo próprio e com sua dor. Nada mais lhe dá prazer, nada mais pode motivá-lo. Neste caso, o leque do campo vivencial fica tão estreito que só cabe nele o próprio paciente com sua depressão, o restante de tudo que a vida pode oferecer não interessa mais, a própria vida parece não interessar mais.
Enquanto a Inibição Global afeta o tônus do relacionamento da pessoa com o mundo, ocasionando algum prejuízo em sua performance e enfraquecendo seu rendimento pessoal, o Estreitamento Vivencial, por sua vez, provoca uma alteração mais interior, um prejuízo nas impressões que o mundo e a vida causam no sujeito. Um é centrífugo o outro centrípeto.


Na Inibição Global as coisas são feitas com dificuldade e lerdeza, com maior esforço físico e mental. No Estreitamento Vivencial as coisas nem sequer serão feitas.




Mas certamente vai melhorar ...


Estamos juntos nessa !!




Uma mensagem para voce....


."é quando fugimos que estamos mais sujeitos a tropeçar"




Ballone GJ - Sintomas da Depressão - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2007

D9: Sintomas 2



Olá !!




Vamos continuar a ler sobre os sintomas ??


Vamos falar hoje sobre o segundo componente da tríade de sintomas: a inibição global




A Inibição Global do organismo é um dos sintomas básicos da Depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos em sua globalidade, uma lerdeza generalizada de toda a atividade corpórea, uma preguiça e fadiga difíceis de serem explicadas pelos exames médicos.


O indivíduo apático, desinteressado, lerdo, desmotivado, com dificuldade em suportar tarefas elementares do cotidiano e com grande perda na capacidade em tomar iniciativas.
Há dificuldade em manter um bom nível de memória, rendimento intelectual, atividade sexual e até da agressividade necessária para tocar adiante o dia-a-dia.


Percebemos os reflexos desta Inibição Global em várias áreas da atividade da pessoa, inclusive na diminuição da atividade motora e até na própria expressão da mímica, fazendo com que o paciente tenha aparência de abatimento e de desinteresse.


A Inibição Global tem sido a responsável pelo longo itinerário que muitos pacientes percorrem antes de se acertarem com um tratamento psíquico. A primeira idéia que os pacientes deprimidos têm, estimulados também pela família, é que seu mal estar pode resultar de alguma anemia, fraqueza, problema circulatório...


Normalmente esses "diagnósticos bem intencionados" levam o paciente a procurar tratamentos alternativos, desde macrobiótica, yoga, tai-chi-chuam..., submetem-se a tediosos a passeios de gosto duvidoso e, muitas vezes, consultam até um neurologista. Este ponto costuma ser o mais próximo que chegam do aparelho psíquico e, normalmente, a causa psíquica é a última a ser questionada, embora seja a primeira que se faz sentir.
As pessoas que rodeiam o paciente com Inibição Global são solícitas em lembrá-lo de que a vida é boa, ressaltam que nada lhes falta, que gozam de saúde, que não são ricos mas tem gente em pior situação, que pertencem a uma família decente e compreensiva...


O paciente, por outro lado, não sendo um retardado mental, sabe de tudo isso e as palavras estimulantes apenas aumentam sua perplexidade, sua culpa e seu aborrecimento consigo próprio.
A Inibição Global é secundária à Depressão, é um sintoma decorrente da Depressão e não uma doença que corrompe o juízo crítico, tornando os pacientes completamente desorientados em relação às condições de sua vida ou de sua família. Claro que ele sabe de tudo de bom que sua vida oferece, apenas não consegue sentir isso.
Outro conceito importantíssimo, é que a Inibição Global é conseqüência da Depressão e não o contrário. Essa colocação é importante porque, comumente, o público leigo costuma recomendar à pessoa deprimida para que se esforce e se mobilize para melhorar da Depressão, para que tenha forças, seja forte, quando na realidade seria o contrário, ou seja, deve melhorar da Depressão (tratar) e aí sim, mobilizar-se sem ninguém tenha que lhe pedir.




Parece com você??




EStamos juntos nessa !




Uma mensagem para você ...


Dentro de cada pessoa existe uma grande sede de felicidade e propósito de vida"

D8: Os sintomas


Olá !!

Acho legal voltarmos sempre um pouco ao nosso aprendizado sobre a doença...

Já mencionamos o que é, os tipos , etc, porém não mencionamos todos os sintomas ..

Isso é importante porque muitas pessoas tem a doença e não acreditam que tem ... Essa será a prova que voce não esta fantasiando !!


Bem, vamos começar...


Lembra que mencionamos que a depressão se baseia na tríade:


1 - Inibição Psíquica,

2 - Estreitamento do Campo Vivencial (interesses) e,

3- Sofrimento Moral.

Isso mesmo... aquela parte que ficou meio confusa e que vc não entendeu bem....

Vamos falar de cada uma delas....


O adulto deprimido pode experimentar sintomas variados deDepressão, incluindo alterações no apetite ou peso, alterações do sono e da atividade psicomotora, diminuição da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldades para pensar, concentrar-se ou tomar decisões, pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida.

De qualquer forma, a Depressão deve ser acompanhada por sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou outras áreas importantes da vida da pessoa. O estado depressivo freqüentemente é descrito pela pessoa com setimentos de tristeza, desesperança, falta de coragem ou como estando "na fossa.


O Sofrimento Moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, auto-acusação, inferioridade, incompetência, pecaminosidade, culpa, rejeição, feiúra, fraqueza, fragilidade e mais um sem-número de adjetivos pejorativos. A autoestima é a imagem valorativa que a pessoa tem de si mesma e na Depressão esta imagem está depreciada no aspecto que mais incomoda o paciente.
o Sofrimento Moral aparece em graus variados, desde uma sutil sensação de inferioridade até profundos sentimentos depreciativos.
Em pessoas de personalidade ansiosa a baixa autoestima o sofrimento faz com que os outros (notadamente, a opinião dos outros) pareçam inimigos em potencial, capazes de depreciar, de julgar, de avaliar... Normalmente essa depreciação nasce na pessoa deprimida e é projetada nos outros, como se originassem dos outros.

Falaremos dos outros sintomas nos próximos dias, ok ??

Uma mensagem para você:
"Os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes"

Estamos juntos nessa !!


D7 : Dicas


Olá !!!

Hoje faz uma semana que estamos juntos...

E aí?

Já notou alguma melhora?

Não né !

Mas vai notar....


Achei um texto que tenho certeza que você vai gostar ...

Siga essas dicas .... Dará certo !!!


"Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas.

Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar.

Nós é que temos que transformar a nossa vida numa Vida Entusiástica.

é a realidade da vida que tem que nos entusiasmar, nós é que temos que entusiasmar a realidade da nossa vida! Nós é que temos que entusiasmar nossas idéias... "


DICAS PARA SE VIVER ENTUSIASTICAMENTE"

1- Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos. Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.

2- Acredite nos seus "insights" positivos. Os vencedores são aqueles que acreditam nas suas idéias.

3 - Não reclame constantemente. Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa azeda. É insuportável conviver com pessoas que só vivem se queixando!

4- Cultive a alegria e o bom humor... Aprenda a sorrir! Terapia do Riso : Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo. O sorriso tem um efeito poderoso em nossa vida; as pessoas que zombam dos próprios erros, são mais felizes e mais fortes.

5- Ilumine seu ambiente de trabalho e da sua casa. A escuridão traz a depressão! O ambiente determina a condição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem.

6- Seja alguém disposto a colaborar com os outros. Sempre ache uma maneira de participar! Traga as pessoas mais próximo de você. Participe, converse com as pessoas com as quais convive. interesse-se pelas pessoas à sua volta

7 - Surpreenda as pessoas com "momentos mágicos". Contagie os outros... Faça com que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura de entusiasmo que envolve você!

8 - Faça tudo com sentimento de perfeição. Faça as coisas com vontade de fazer! Não faça nada pela metade! Faça as coisas com desejo de acertar e de criar o mais correto possível! Ande bem vestido, limpo e perfumado. Tenha orgulho da sua imagem. Gostar de si próprio, mantendo a auto-estima, é fundamental para o Entusiasmo.

10 - Aja prontamente. Faça agora! "DO IT NOW" Não postergue, não deixe para amanhã. Quando tiver alguma coisa para fazer, faça imediatamente. Sentiu que é o momento certo? - Aja! ! ! "ENTUSIASMO SIGNIFICA TER DEUS DENTRO DE SI." Descubra o entusiasmo na Vida! Seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Não espere as condições ideais, faça o Entusiasmo ocorrer pela crença de que você é capaz de realizações eficazes e de... VENCER OBSTÁCULOS ! ! !

Autor desconhecido


Estamos juntos nessa !!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

D6: Barulho de carroça


Ola !!

Vc conhece o texto chamado barulho de carroça??

Ele é bem conhecido, mas se voce conhece, leia de novo ...

Ele sempre nos faz pensar ...


Barulho de Carroça

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeiono bosque e eu aceitei com prazer.

Ele se deteve numa clareira e depois de um pequenosilêncio me perguntou:- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo maisalguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...

Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.

Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo,tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...

Autor desconhecido



Para as pessoas que tem essa doenca, a depressao, um dos sintomas pode de ser se incomodar demais com os outros... uma colega de trabalho, um parente,um amigo.... o fato é que "aquela" pessoa e muitas vezes o que ela faz nos incomoda profundamente ... também nos incomodamos sobre o que falam ou que vao falar sobre nos, ja que depressao e uma doenca da psiquiatria não e mesmo?? e muita gente ignorante ainda acha que quem vai ao psiquiatra é louco ....

Por isso coloquei essa mensagem aqui hoje ... não se importe com atitutes, caras e gestos do outros... faca o seu e faca bem... plantando carinho vc só pode colher o amor , deixe que outros plantem ventos e colham tempestades ..... seu futuro, sua melhora ou nao so interessam a vc e aos que realmente te amam ... porque o resto são apenas carroças vazias.

Pense nisso.

Estamos juntos nessa!


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

D5: Depressão que vem de fora


OlA !!

Hoje vamos continuar a falar das causas de DEPRESSAO

Dessa vez falaremos da depressao que vem de fora ...



A Depressão Exogena tambem se denomina Depressao Reativa, pois e uma resposta a um evento traumatico, como por exemplo, uma perda, um desengano, uma tensao ou outros acontecimentos incomodos.
Os fatores exogenos sao inespecificos, ou seja, nao nos e possivel associar um evento a um quadro depressivo, obrigatoriamente.

Isso quer dizer que alguns acontecimentos podem ser depressores para algumas pessoas e nao para outras.

Mesmo nos casos de Depressao Exogena,aquela que vem de fora, dificilmente poderiamos atribuir a doença uma responsabilidade exclusiva do ambiente, assim como nao poderiamos considerar exclusivamente biologica ou genetica .

Depois de muita polemica sobre as causas da Depressãao, esse mal que assola impiedosamente boa parcela da populacao, parece que a maioria dos pesquisadores, e das mais diversas tendencias ideologicas e cientificas, finalmente fala num consenso;

a Depressao teria uma origem bio-psico-social.
De fato, pela extensao do complexo termo - bio-psico-social - sobra pouco espaço para os polemicos.

Traduzindo, isso quer dizer que a Depressao teria uma origem triplice; biologica, psicologica e, evidentemente, social.
Voce entendeu?

Não se pode dizer que a causa e so aquele trauma, aquela perda... também não se pode dizer que é apenas a sua genética favorável .... é um conjunto de motivos que fizeram voce ficar dessa maneira !


Va me mandando e-mails ou se comunicando comigo por aqui para que eu saiba como esta sua evolucao ...se essas informações estao lhe fazendo bem.... como vc esta e quais sao suas curiosidades e interesse sobre o assunto ... ok!


Estamos juntos nessa !


Agenda da felicidade

O Sorriso

E o cartao de visita das pessoas saudaveis.

Distribua-o gentilmente.

O Dialogo

E a ponte que liga as duas margens, do eu ao tu.

Transmite-o bastante.

O Amor

E a melhor musica na partitura da vida.

Sem ele, voce sera um(a) eterno(a) desafinado(a).

A Bondade

E a flor mais atraente do jardim de um coracao bem cultivado.

Plante estas flores.

A Alegria

E o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.

Esbanje-o, o mundo precisa dele.

A Paz na Consciencia

E o melhor travesseiro para o sono da tranqüilidade.

Viva em paz consigo mesmo.

A Fe

E a bussola certa para os navios errantes, incertos, buscando as praias da eternidade.

Utilize-a sempre.

A Esperança

E o vento bom enpurrando as velas do nosso barco.

Chame-o para dentro do seu cotidiano..


Ballone, GJ - Causas da Depressão, in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/, atualizado em 2005